segunda-feira, 15 de março de 2010

Notícias publicadas na Tribuna - Página 2

ELEIÇÕES 2010
Inaugurando “maquete” do desespero

Um fato que se tornou comum em todo o Brasil e no mundo é a inauguração de obras em ano eleitoral, mesmo porque as obras são a “prova inconteste” da atuação do político que se despede do cargo e quer garantir a continuidade do seu trabalho através da eleição do seu escolhido. Políticos de todos os matizes utilizaram de todos os meios para garantir a popularidade. No Brasil, o ex-presidente Janio Quadros se notabilizou por seus bilhetes e pela sua forma de se misturar ao povo. Sempre perto do almoço o ex-presidente, quando governava São Paulo, costumava visitar os canteiros de obras e como chegava sempre no intervalo, pegava os trabalhadores almoçando uma marmita fria. Não se fazia de rogado e mandava buscar um sanduíche de mortadela, sentava-se no meio-fio e saboreava o alimento como se estivesse comendo o mais saboroso dos banquetes. Com isso garantia a simpatia popular que fazia graciosamente a propaganda do “desprendimento do governador”.
Os tempos mudaram, os veículos de comunicação proliferaram, os meios mudaram e com isso o governador de São Paulo, pré candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) resolveu inovar para tentar reverter o quadro que já se apresenta desfavorável. Ninguém sabe como a idéia surgiu; se foi o governador ou algum assessor que lhe impingiu, mas o fato do ano foi uma inauguração sui generis, a inauguração de uma maquete de uma ponte que ligará Santos ao Guarujá. Todo o aparato de governo foi mobilizado para garantir “audiência a tão solene inauguração”, mas a obra sequer foi licitada e já apresenta um acréscimo de valor. Saltou de R$ 500 para R$ 700 milhões, coisa pouca em fim de governo que inaugura até maquete para estar na mídia.
Muitos poderão dizer que o ato político não é um sinal desesperado de tentar reverter uma situação incomoda. Serra que em 2009 ostentava 48% da preferência nacional para a presidência da República viu suas chances diminuírem com o crescimento da candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT) que abraçou definitivamente Dilma Rousseff que começou a aparecer timidamente nas pesquisas e hoje é a preferida dos eleitores brasileiros nas pesquisas espontâneas.
A decadência do candidato tucano se acentuou depois que seu principal adversário interno, o governador de Minas Gerais, Aécio se retirou da disputa e não aceitou ser coadjuvante na composição da chapa presidencial do PSDB. Essa posição mostrou um partido dividido, situação que se repete em outros cantos do País. Aqui no Paraná o partido também vai realizar sua convenção dividido, depois que o prefeito de Curitiba Beto Richa articulou e derrubou as pretensões do senador Álvaro Dias de concorrer novamente ao cargo máximo do executivo estadual. Apesar de não afirmar, é certo que nos bastidores o senador irá apoiar a candidatura do senador Osmar Dias, que é seu irmão. Apesar de ser um crítico feroz do governo Lula, Álvaro vai se ombrear ao irmão, que já tem praticamente assegurado o apoio do PT ao cargo em disputa. Dessa forma, nos bastidores até o senador de oposição deverá trabalhar pela eleição de Dilma Rousseff e as demais candidaturas do PT ao Senado e a Câmara Federal.


Charge
Tremor de Terra
O abalo sentido no Palácio Bandeirantes em São Paulo não foi atribuído ao fenômeno sísmico que atingiu o Chile nos últimos dias. Técnicos informaram que o tremor vinha da sala do governador José Serra que não consegue mais esconder a tremedeira que tomou conta do seu corpo depois que as últimas pesquisas de opinião para a Presidência da República lhe foram apresentadas.

Arquivo charge char_serra_treme
Laranjas a granel
O que tem de candidato laranja na praça é digno de estudos. A grande maioria lança o nome ao vento na esperança de ser cooptado por candidatos que tem densidade eleitoral e acabam contratando os pretensos candidatos para cabos eleitorais de luxo. Os que não conseguem uma boquinha de cabo eleitoral ficam sonhando com a Câmara de Vereadores em 2012.

Retaliação
Suplentes de vereadores de todo o País já anunciam que vão retaliar os candidatos a deputado federal que buscam a reeleição. No entendimento dos suplentes, os atuais deputados fizeram corpo mole e deixaram que mais de 7 mil suplentes fossem efetivados no cargo. Dessa forma, as adequações numéricas das Câmaras de Vereadores só serão alteradas nas eleições de 2012. Em Cascavel seis suplentes ficaram na saudade.

Retaliação II
A adequação no número de vereadores foi proposta pelo Ministério Público em todo o País e os magistrados resolveram interpretar a Lei e determinaram a redução das vagas para os vereadores. Esse certamente foi um retrocesso, pois em Cascavel, só para citar um exemplo, o número de vereadores em 1976 era de 15. Esse número subiu para 21 em 1982 e foi mantido até 2003. Só para comparar, em 1976 o Ministério Público em Cascavel contava com 3 promotores de Justiça. Hoje esse número é bem maior e a cidade conta com 15 representantes. Esse é o principal mote de retaliação dos suplentes para com os deputados federais.


Bons vereadores
Uma coisa é certa, grande número de vereadores não garante que eles sejam bons representantes do povo. A grande vantagem é que com um número maior de legisladores, fica mais transparente a administração pública, mesmo por que onde tem mais gente, também tem mais olhos e dessa forma ficam mais difíceis os “acertos”.

Suplente na Câmara
O soldado da Polícia Militar Jeferson Cordeiro dos Santos (PTB) vai assumir uma vaga de vereador por 30 dias. O titular João da Tropical vai se licenciar e com isso Jeferson terá participação nos trabalhos do Legislativo. Tropical pretende concorrer a deputado federal em outubro e vai aproveitar o período de licença para cuidar da saúde e se preparar para a disputa que se aproxima. Na tarde de quinta-feira Jeferson e João visitaram todos os gabinetes comunicando a novidade.


Circo dos desesperados
Os servidores paranaenses que precisarem de atendimento médico certamente estarão enfrentando situações constrangedoras. O SAS (Serviço de Atendimento aos Servidores Estaduais) não garante nenhum atendimento digno aos funcionários do Estado. Essa semana uma professora da rede estadual de ensino precisou implorar pela ajuda de amigos para conseguir atendimento. Em estado gravíssimo, a professora perambulou em busca de atendimento médico e exames que o SAS não lhe garantiu. Desesperada acabou aceitando a ajuda que lhe forneceram e acabou internada pelo Sistema Único de Saúde, a única maneira de permanecer viva. O fato lembra o livro de Audálio Dantas, O Circo dos Desesperados.

Ao menos respeito
Essa situação constrangedora por que passou a professora deve servir de alerta a todos os trabalhadores públicos do Estado do Paraná que precisam se mobilizar a fim de garantir ao menos atendimento médico satisfatório e com isso o respeito dos governantes. Saúde é o mínimo que podem pedir os servidores paranaenses e a garantia da saúde é sinal de respeito do governante para com os trabalhadores.

Ataque raivoso
O governo do presidente Lula está sendo alvo de ataques raivosos daqueles que sempre estiveram no poder e nunca fizeram nada pela população brasileira. Temendo uma nova derrota, os setores mais atrasados do País, os mesmos que sempre desfrutaram das benesses do poder, agora acusam o presidente de ser totalitário. Enquanto eles atacam, todo o mundo se curva ao carisma de Lula e sua determinação de pacificador e negociador.

Um Brasil melhor
Esses mesmos setores falavam que Lula era despreparado para governar o País antes da eleição. Derrotados pelo povo, tentaram voltar ao poder em 2006 e novamente foram rechaçados. Agora, depois que o País tomou rumo, a população mais pobre está comendo e o salário mínimo tem um dos melhores índices da história recente, eles começam a maquinar para acabar com a esperança do povo. Enquanto isso o mundo aplaude a postura e o carisma de Luiz Inácio Lula da Silva



Binários
Uma das grandes acertadas da administração de Cascavel foi a instalação dos binários. Agora precisa um recape urgente das principais vias da cidade. Em pouco mais de um ano os buracos surgem como uma invasão de crateras, causando transtorno e prejuízo aos motoristas.

Binários II
Agora a administração estuda a possibilidade de instalar novos binários. Esses binários devem ser escolhidos com tranquilidade visando garantir a fluidez do trânsito em todos os sentidos. Com os atuais binários o fluxo de trânsito na avenida Brasil diminuiu consideravelmente, desafogando um gargalo que já causava transtorno aos motoristas da cidade e região.




"Glauco foi um grande cronista da sociedade brasileira, entendia os usos e costumes da nossa gente e expressava isso com inteligência e humor".

Presidente Lula, ontem, comentando a morte do cartunista Glauco

NO FIM SOU BRANCO

  Não tenho tempo para odiar A cor da pele não importa Amo sem preconceito Felicidade muda o mundo Só posso ser feliz amando. Te a...