quinta-feira, 10 de junho de 2010

Uma maneira inusitada de se conseguir a verdade


O delegado Luiz Carlos Zavatarro foi o o primeiro delegado a utilizar uma forma sui generis de conseguir arrancar a confissão de criminosos sem utilizar a violência ou as formas de persuasão conhecidas. Titular do 1º Distrito Policial, resolveu combater o tráfico de drogas e obteve êxito em suas andanças pelo Bairro Sâo Cristóvão. Foi o primeiro policial a prender o "Velho Irani", um traficante afamado que dominou a região durante muitos anos, bem como a "Nega Rose", que além de traficar era viciada em Algafan, medicamento que causava alucinações violentas e chagas enormes que supuravam dia e noite.
Mas a especialidade de Zavatarro era conseguir a confissão dos criminosos de maneira sutil. Assim que o suspeito entrava em sua sala, o delegado pedia que fosse deixado a sós com o meliante. A seguir começava a desfiar um rosário de queixas ao atônito criminoso à sua frente.Em suas lamúriaS, Zavatarro alegava que já não suportava mais a vida de policial, que o salário era péssimo e ele mesmo não sabia ainda o que estava fazendo ali. Em seguida, tirava de dentro da sua escrivaninha um litro de bom uísque e convidava o ja solidário criminoso a sorver um gole, a título de "companhia". Nunca alguém recusou e quando o litro chegava metade, o infeliz ja tinha contado toda a sua vida criminosa ao "colega de copo" que também aparentava estar embriagado. Só depois que todo o "serviço" tinha sido tirado o delegado voltava ao normal, lavrava o auto e mandava encarcerar o facínora.

PASSOS DE ANJOS

A noite longa e silenciosa permite ouvir passos leves de seres de branco Desfilam entre a vida e a morte todo o tempo. Durante o dia nem são...