quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A responsabilidade de cada um


É dever dos vereadores Legislar para ordenar a cidade, fiscalizar o executivo, sugerir ações e principalmente, zelar pela história. Em Cascavel vivemos um paradoxo que se confunde com os interesses de uma sociedade mal agradecida que ve num único dia, motivo de prejuizo de décadas. Estou me referindo a data da comemoração do aniversário da cidade. Criada pela Assembleia Legislativa no dia 14 de novembro de 1951, o município foi oficialmente instalado em 14 de dezembro de 1952. É estranho ver que os vereadores, os que são responsáveis pelo zelo da história voltem a tentar um erro que ja causou fatos hilários, como a comemoração do Jubileu de Prata do Município duas vezes. Uma pelo prefeito Pedro Muffato em 14 de novembro de 1976, numa alusão a criação do município em 1951 e outra em 14 de novembro de 1977 por Jacy Miguel Scanagatta, que usou o mesmo 14 de novembro, mas mudou o ano para o da instalação 1952. Assim a população serve de chacota em outros municípios que foram criados no mesmo dia, a exemplo de Toledo, que nunca teve problemas em comemorar o aniversário em 14 de dezembro. Mas o mais interessante é que Cascavel foi criada na mesma Lei que criou Toledo e só foi elevada a condição de município por obra e graça de alguns pioneiros que souberam que tramitava na Assembleia a Lei criando Toledo. Foram de carona na mesma Lei e conseguiram uma emenda, criando o município.
O historiador Alceu Sperança, o mais responsável anotador dos fatos que propiciaram o desenvolvimento do Oeste lutou bravamente até que conseguiu convencer a Câmara de Cascavel a arrumar esse erro histórico que era a comemoração do aniversário do Município quando ele ainda nem tinha sido instalado.
Não é preciso ser muito inteligente, basta ver a Lei numero 1, promulgada na Câmara no dia 14 de dezembro de 1952 e que instala o municípío de Cascavel. Senhores vereadores; não cometam esse desatino histórico. Mantenham a data.
Senhores da Acic, Toledo, Guaraniaçu e outros municípios do Oeste comemoram o aniversário em 14 de dezembro, fecham o comércio e ninguem fica reclamando de prejuizos. Está da hora de um pouco de desprendimento e grandeza. Está na hora de largar o umbigo que só busca o lucro e agradecer.

PASSOS DE ANJOS

A noite longa e silenciosa permite ouvir passos leves de seres de branco Desfilam entre a vida e a morte todo o tempo. Durante o dia nem são...