terça-feira, 8 de junho de 2010

A farra na Educação


Conheço o prefeito Edgar Bueno de longa data. Sei que começou sua vida vendendo pastéis, feitos por sua mãe, a generosa Julieta Bueno com a qual tive a honra de partilhar inúmeras cuias de chimarrão. Depois o prefeito passou pelo departamento de pacotes das Casas Pernambucanas e finalmente começou sua vida de empreendedor comercializando discos. Inicialmente de mão em mão e depois numa modesta loja onde situa-se hoje o Edifício Sul Brasileiro, na avenida Brasil. Edgar sempre foi econômico e barganhou sempre. Até mesmo na hora de pagar comissões, procurava e levava vantagem. Foi assim comigo, durante 13 edições da Expovel. Ao invés dos costumeiros 20% de praxe na comissão, ele só pagava 10% e se quisesse. Fui o único repórter a entrevistá-lo quando da sua viagem à China. A matéria foi publicada na extinta Revista Oeste e tinha como título "Um Cascavelense na China Vermelha", na lavra do "alemão" Heinz Schimidt. Tive outros momentos de parceria com Edgar. Ora na campanha de 1992 e posteriormente no ano 2000. Cuidei de muitos dos textos que ele falou em seu programa eleitoral. Acho que ele nem sabe disso, pois os textos lhe eram entregues pelo Manaos, contratado para vencer o falecido Tiago. Foi nessa época que tive minha primeira decepção com Edgar e seus asseclas. Tinha deixado o meu emprego no Jornal A Cidade para auxiliar na campanha. Quando acabou, me sobraram algumas contas. Mas isso faz parte. Depois fui levando a vida, enfrentando o dia a dia, coisa que fiz durante toda a minha existência. Em novembro de 2003, fui chamado para conversar com assessores de Edgar. A proposta, um programa de rádio. Para dar conta do recado, me foi pedido que deixasse afazeres que me garantiam o sustento mensal. Assim procedi e fui enrolado até março de 2004, quando acabei sendo recebido pelo então prefeito Bueno, que lia um jornal,os pés sobre a mesa e sem tirar os olhos do papel perguntou-me o que queria.
Foi quando entrou o Folador e disse que "precisamos dar uma mão pro Estefano". Retruquei, "não estou pedindo nada". Então o prefeito disse que não sabia de nada e sequer se importou em saber como tinham sido meus dias de espera e se merecia alguma recompensa por esperar. Segui a vida, fiz a campanha do Lísias sozinho, venci, tive mais decepções e o Edgar voltou. Nesse mandato nada fiz, mas pensei que ele seria justo. Novamente estou me enganando. A farra na educação está começando. Primeiro vai terceirizar a merenda, com a desculpa de melhorar. Melhorar o que se a empresa que está sendo contratada vai fazer as refeições nas escolas, sucateando tudo, usando equipamentos do município e os produtos que também serão comprados pelo município, que também, ja tem cozinheiras contratadas e a fiscalização será feita pelas nutricionistas da Prefeitura.
Além disso, vai uniformizar todas as crianças das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil. Para isso, vai gastar em torno de 7 milhões de reais na compra dos uniformes.
E agora a secretária Maristela começou as mudanças na secretaria, tendo em vista que propaga aos quatro cantos que "ninguém mexe com ela". Na dança das cadeiras, brincadeira original de festa junina (bem em tempo, aliás), a regra é que a cada volta tira-se uma cadeira; no caso da Educação, coloca-se mais uma cadeira e trocam-se os que já estão sentados. O diretor administrativo Marcelo Mariotti passa a ser assessor, juntamente com o ex-diretor de escola e Amigo do Rio Adelar Valdameri. A atual assessora de gabinete, Profª Rosangela Nietto passa a ocupar a cadeira da direção administrativa.
O detalhe que agrava isso tudo é que a folha de pagamento da Educação está inchando cada mês mais (isto para quem é de "gabinete"). Enquanto isso, os profissionais da educação que trabalham nas escolas e seguram o "rojão" vão ter que se contentar com os 6% de reposição salarial. Tantos problemas na educação: falta de pessoal, estagiários despreparados ganhando uma remuneração vergonhosa, falta de manutenção básica na estrutura das escolas, licenças-prêmio vencidas e cumulativas sem chance de gozo, escolas sem internet, etc ... e o que muda é só no prédio da prefeitura...
É prefeito Edgar, pensei um dia que voce quisesse o melhor para este município que lhe deu tanto... Afinal, seu slogan não foi "MINHA VIDA É CASCAVEL" ? Talvez a sua vida não seja Cascavel, mas a de muitos munícipes seja DE VERDADE.

PASSOS DE ANJOS

A noite longa e silenciosa permite ouvir passos leves de seres de branco Desfilam entre a vida e a morte todo o tempo. Durante o dia nem são...