sexta-feira, 25 de junho de 2010

Os Fantasmas do Centro Cultural


Inaugurado em 1982 pelo então prefeito Jacy Miguel Scanagatta, o Centro Cultural Gilberto Mayer tem, em sua história, causos de arrepiar.
Desde os primeiros tijolos até as cadeiras, tudo em sua construção está envolto em mistério.
A obra, erguida onde funcionava a cadeia pública de Cascavel, na rua Duque de Caxias, começou com denúncias de superfaturamento que culminaram com a colocação das cadeiras. Elas foram adquiridas do extinto Cine Avenida, que curiosamente pertencia ao Grupo Delfim, que tem como seu maior acionista o então prefeito Jacy Scanagatta. Mas essa história já prescreveu e até as cadeiras já viraram cinzas.
O que interessa são as histórias que fizeram e algumas ainda fazem parte da lenda que trata dos “fantasmas” que habitam os teatros em todo o mundo.
Para reforçar essas histórias, vamos citar dois homens em especial: Carlito Silva e Abraão. Os dois começaram a trabalhar como servidores do município na construção do Centro Cultural. Depois que a obra foi concluída, foram incorporados ao quadro de servidores como vigias. Ambos estão aposentados. Carlito mora no Jardim Floresta e Abraão na Vila Neva.
No pátio onde está a futura Praça Frederico Sefrin (onde está sendo construído o teatro Municipal - também "encantado") e onde também está o C. C. Gilberto Mayer, havia vários poços.
Dentro do corredor que levava à carceragem, o maior e mais tenebroso deles. Com 29 metros de profundidade e 6 metros de água, era usado como instrumento de tortura pelo então carcereiro, sargento Arthur, mais conhecido como “coice de mula”, tendo em vista a maneira “cortês” com que tratava os detentos.
Um dos passatempos preferidos do sargento "coice de mula" era pendurar os detentos pelos pés e atirá-los no poço. Depois eram puxados por uma manivela que rangia. Contam que vários homens sucumbiram diante da tortura e foram “enterrados” nos poços desativados que tinha no pátio. Isso nunca foi investigado e hoje é praticamente impossível descobrir se é ou não verdade, tendo em vista que pelo menos 3 desses poços estão sepultados pelas obras do novo teatro que está sendo construído.
Carlito e Abraão juram que nas noites em que cuidavam do patrimônio público como vigias e antes mesmo, durante as obras, era comum verem sombras pelo local, sombras essas que emitiam lamentos de dor.
Uma coisa é certa: o novo teatro pode demorar a ficar pronto, mas quando isso acontecer, dentro dele já teremos os fantasmas que são tão comuns nas histórias dos teatros e seus momentos únicos de denúncia e diversão.

Vamos ao baile?


Ao que parece, as denúncias que fiz por aqui estão tomando corpo.
Na manhã de hoje (25) sexta-feira, enquanto o Brasil empatava sem abertura de contagem na África do Sul, um funcionário da prefeitura denunciava as festas que estão sendo oferecidas aos servidores para que apóiem a candidatura de André Bueno (claro que isto está im(ex)plícito!!!).
A denuncia está postada no portal da CGN para quem quiser ver e ouvir. O servidor, que não permitiu a identificação, apresentou os "convites" que estão em nome do PDT e foram entregues na escola por servidores da educação, funcionários do primeiro andar da prefeitura, fizeram questão de frisar nas escolas que o evento não é financiado por dinheiro da Educação, tanto que estavam usando seus veículos particulares (mas estavam em horário de trabalho!!!????).
Se o Ministério Público quiser, tem provas suficientes para intervir. No mínimo é propaganda irregular.
O convite tem na parte da frente o preço: R$ 30,00... mas quero que me apresentem o dinheiro. Também tem direito à consumação e o mais estranho está na parte posterior. Nunca vi alguém que vende ingresso pedindo nome, endereço eletrônico e data de aniversário de quem comparece.
Me façam rir por favor (kkkkkkkkkk...).
Bem, como disse que eu tinha os ingressos, acima estão os dois que me foram doados e não paguei nada por isso.
E então????? Vamos ao baile????
Mas não esqueçam: sexta-feira, dia 25, é somente para estagiários (funcionários baratos da educação, sem vínculo empregatício, mas ELEITORES).
Os funcionários da Educação, concursados (IMENSA QUANTIDADE DE ELEITORES), terão seu embalo SÁBADO À NOITE, dia 26 de junho.

PASSOS DE ANJOS

A noite longa e silenciosa permite ouvir passos leves de seres de branco Desfilam entre a vida e a morte todo o tempo. Durante o dia nem são...