terça-feira, 18 de maio de 2010

Almoçando com o cadáver

O tempo era o do jaguncismo desenfreado e as divergências entre pistoleiros eram decididas na bala, sejam em contendas diretas, os famosos "duelos" ou na "tocaia", quando o matador de aluguel ficava a espreita da sua vítima. O maior dos "matadores de tocaia" da região oeste foi o falecido Manoel Carvalho, morador de Santa Teresa do Oeste quando esta ainda era distrito administrativo de Cascavel. Carvalho morreu dormindo graças a ambição de uma de suas amantes que queria ficar com todo o patrimônio conquistado graças a morte de muitas pessoas. Questionado sobre sua maneira de matar escondido, Carvalho apenas respondeu: "Acho uma covardia assustar quem vai morrer".
Mas o causo de hoje se passou na antiga churrascaria Tupã, situada onde hoje é o Super Muffato da Avenida Brasil, entre as ruas Salgado Filho e Osvaldo Cruz. Muitos dizem que o fato nunca aconteceu, mas a verdade é que um pistoleiro muito afamado entrou na churrascaria onde almoçava um desafeto. Nessa época os churrascos eram espetados sobre um suporte e o fregues ia comendo enquanto outro era preparado. O dito pistoleiro entrou, observou o inimigo almoçando, aproximou-se, tirou o espeto que estava no suporte ainda com um pedaço de carne e matou o adversário na mesa. Enquanto o homem estrebuchava, sentou-se em mesa contígua e pediu o seu almoço, comendo calmamente. Depois de saciar a fome, saiu sem que ninguém lhe questionasse.
Este é mais um dos tantos crimes que marcaram a história recente de Cascavel.

PASSOS DE ANJOS

A noite longa e silenciosa permite ouvir passos leves de seres de branco Desfilam entre a vida e a morte todo o tempo. Durante o dia nem são...